PORQUE CIRCUNCIDAR AO OITAVO DIA?


Por que nos tempos do Antigo Testamento a circuncisão era realizada ao oitavo dia?
Quem já não se perguntou sobre isso?

A Bíblia não nos dá resposta para esse assunto. E, sem querer ser curioso demais, pois aquilo que não nos foi revelado não é objeto de nossa fé, desejamos apenas refletir sobre a sabedoria de Deus em agir de uma maneira tão especial com seu povo exigindo dele uma prática que ia além de seus entendimentos.

...transcrevo parte da resposta dada por Sandra Oliveira no Yahoo.

A Origem da Prática
Uma recapitulação da história da circuncisão revela que ela é uma prática realmente antiga. Algumas autoridades acreditam que, com exceção à onfalotomia, o corte do cordão umbilical, a circuncisão provavelmente é o tipo de cirurgia mais antigo. A palavra circuncisão é formada das palavras latinas que significam “ao redor+cortar”, e se refere ao corte do prepúcio, ou pele do pênis semelhante à luva. Esta cirurgia tem sido praticada por muitas tribos e muitos povos além dos judeus.
Mas a ciência moderna tem fornecido razão adicional de que a circuncisão foi divinamente prescrita aos judeus, pois sua prática era sem igual num aspecto específico: o tempo. Comentando este fator específico, o célebre Dr. Alan F. Guttmacher disse:
“É digno de nota que os primitivos judeus, que fizeram muitas observações interessantes tanto em medicina como em higiene, fixaram a operação para o oitavo dia. Provavelmente chegaram aí por meio de ensaio e erro. Um número considerável de operações feitas antes do oitavo dia provavelmente sangrassem perigosamente, ao passo que as feitas no oitavo dia raramente sangram. A medicina moderna encontrou uma explicação possível na vitamina K. Esta vitamina . . . contribui para o processo de coagulação sangüínea. . . . O nível no sangue do bebê ao nascer é relativamente baixo, mas cai ainda mais durante os primeiros dias de vida, visto que a criança não pode produzir sua própria vitamina K até que ingira um suprimento salutar de germes. O trato intestinal do bebê começa então a produzir sua própria vitamina K, e o suprimento aumenta gradualmente até que alcança um nível adequado quando o bebê tem uma semana de nascido.”
Nem a vitamina K é o único fator envolvido no tempo prescrito para a circuncisão. Outro elemento coagulante do sangue é a protrombina. Resumindo informações que apareceram no periódico Holt Pediatrics, o Dr. S. I. McMillen observou que “no terceiro dia de vida do bebê a protrombina disponível é apenas trinta por cento da normal. Qualquer operação cirúrgica que seja realizada no bebê neste tempo o predispõe a séria hemorragia . . . a protrombina sobe vertiginosamente no oitavo dia a um nível ainda melhor do que o normal — 110 por cento. Daí nivela . . . Parece que um bebê de oito dias de nascido tem mais protrombina disponível do que em qualquer outro dia de sua vida inteira. Assim, a pessoa observa que . . . o dia perfeito para se realizar a circuncisão é o oitavo dia.”
Hoje em dia, no entanto, as circuncisões médicas são quase todas realizadas antes do oitavo dia ...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMENTÁRIO BÍBLICO JÓ 1.4-5 Quais foram os pecados dos filhos de Jó?

SERMÕES REFORMADOS ESCRITOS (para uso nas devocionais em família, estudos e cultos)

MAR DE JUNCO OU MAR VERMELHO? Kevin DeYoung